terça-feira, 21 de setembro de 2010

Meu estágio de manipulação

Boa noite!
Estou fazendo estágio em farmácia de manipulação, e estou adorando, apesar de ainda estar pesando cápsulas...É o seguinte...pesam-se 20 cápsulas de cada formulação para saber se a cápsula está cheia...não queremos que o cliente compre uma cápsula pela metade, né????






Estou desde dia 8 deste mês fazendo esta tarefa, que se chama "peso médio".Fica dentro do laboratório de Sólidos.Passei boas horas na frente de balança e impressora, como a da foto.Desetressante, apesar de doer o braço...
O resto da rotina do laboratório eu acompanho olhando, até o momento.Vejo um pessoal encapsulando pó, outros revestindo as cápsulas com revestimento gastro-resistente...a farmacêutica e outros estagiários conferindo as fórmulas antes de as liberarem para a clientela...







Nas imagens acima: preparação de medicamento líquido e emcapsulagem de pós (só fiz na faculdade...quero fazer no estágio também!!!!)



(imagem: Google)

Pulverização (trituração) de componentes sólidos.Este processo ajuda na homogeneização entre princípio ativo e excipiente (compostos que não possuem ação farmacológica, mas servem para disponibilizar melhor o princípio ativo...entendeu???)

Bom, tenho mais alguns dias (até 28/10) para conhecer outros setores e, quem sabe, eu não acabe ficando por lá???Vamos ver o que irá acontecer!!!!

Já que estou numa farmácia de manipulação, acho bacana divulgar as vantagens em se utilizar medicamentos manipulados: 

Quais são as vantagens do medicamento manipulado?

Economia: O produto manipulado é prescrito pelo médico ou dentista na quantidade e na dosagem exatas para o seu tratamento. Não há sobras, por isso, você paga somente pelo que vai utilizar.
 
Segurança:
 A farmácia de manipulação segue normas de boas práticas de manipulação determinadas pelo ministério da saúde. A qualidade das matérias-primas utilizadas e o processo de manipulação são rigorosamente controlados.
Associação de medicamentos:Há doenças que precisam ser tratadas com vários medicamentos ao mesmo tempo. Para facilitar o tratamento, o médico ou o dentista pode prescrever uma fórmula para ser manipulada, que possibilite a associação de várias substâncias necessárias. 

Medicamentos não disponíveis:
 Alguns tratamentos requerem medicamentos que não existem no mercado. Caso a farmácia de manipulação tenha a matéria-prima, poderá atender à prescrição, manipulando o produto.

A dose certa para a pessoa certa: Somente na farmácia de manipulação, sob prescrição, é possível preparar doses diferenciadas que atendam às necessidades de cada paciente.
Rótulo personalizado: Os seus dados constam no rótulo do medicamento que foi prescrito e preparado para você, evitando riscos, como o de troca ou de consumo inadequado por outras pessoas.


Relacionamento médico-farmacêutico:
 Sempre que necessário, o médico que prescreve o seu medicamento e o farmacêutico que manipula a fórmula, mantém contato para esclarecer dúvidas e garantir a qualidade do produto e da sua saúde.
 A farmácia de manipulação segue normas de boas práticas de manipulação determinadas pelo ministério da saúde. A qualidade das matérias-primas utilizadas e o processo de manipulação são rigorosamente controlados.


FONTE:
Manual do Consumidor da Farmácia de Manipulação
ANFARMAG – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais



Ah, antes que eu me esqueça, estou fazendo estágio na Farmácia Buenos Ayres, uma das mais antigas de São Paulo:http://www.buenosayres.com.br/.


Bom, até mais!!!E não se esqueçam de que medicamentos manipulados são tão bons quanto os que você compra nas drogarias (as especialidades farmacêuticas).




Nenhum comentário:

Postar um comentário