quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bullying: eu já sofri, e você?

Segundo o site: http://www.bullying.com.br, o bullying “ compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.


Eu já sofri bullying na época da escola, por vários motivos :por eu tirar sempre boas notas ,falavam que eu não tinha amigos pois eu só estudava, me chamavam de nerd, CDF e alguns me isolavam por causa disso; por eu não me vestir como a maioria das garotas, que usavam jeans muito justos e topzinhos, mostrando o corpo (eu sempre tive vergonha de expor meu corpo de alguma forma) e também por eu sempre conversar com qualquer um, inclusive com outros que os “populares” isolavam.Quanta besteira, não?Isso tudo na escola que eu estudei a vida toda, no Roldão.E por eu ser a filha da zeladora e conhecer a maioria dos professores, muitos achavam que eu “puxava o saco” deles!Sofri muito com isso, pois me passavam uma imagem que não era a minha. Aquilo que diziam de mim não correspondia a mim.Pior era ver pessoas que se diziam amigas na sua frente, e que no meio da rodinha dos “populares” falavam coisas terríveis sobre mim.E assim, terminei o Ensino Médio andando na turma dos “excluídos”, como eles se referiam a quem não seguia o estilo e à filosofia deles.E neste grupo, encontrei tanta gente bacana!Pessoas com metalidade boa, interessantes e boas de papo.Não tinha entre nós brincadeiras estúpidas, não havia maldade nas conversas.Até hoje tenho contato com alguns.Os “populares” ou “agressores”, graças ao bom Deus, eu não tenho contato.Minha mãe reclamava muito porque eu fiz questão de perder o contato com esta gente.Dizia que por causa disso que eu não tinha tantos amigos.Me responda: o que você faria se o povo que vivia te ofendendo, humilhando, falando mal de você pelas costas, num belo dia, aparece no seu portão querendo conversar e “relembrar os velhos tempos”?Eu simplesmente cortei papo, disse que tinha mais o que fazer...Lembro que um deles, quando me viu numa drogaria que eu estava em período de experiência, começava a me zoar falando: “Andriéli, e a chupeta?????Na farmácia, né ??????”.Era uma fala com apelo erótico.Eu achava nojento este rapaz, e ainda acho.Hoje sou estudante de Farmácia (com muito orgulho) e lembrando dessa situação, vejo que há pessoas que realmente precisam evoluir.Espero que ele tenha amadurecido.
No final das contas, eu consegui dar a volta por cima, no curso técnico.Aquela galerinha que fez o curso Técnico de Telecomunicações foi maravilhosa...não lembro de bullying algum durante o curso.E se um zoava outro, na mesma hora pedia desculpas, ou dizia "Foi mal"!!!E os meus poucos, porém verdadedeiros amigos, me mostravam que eu era e sou uma pessoa bacana, que o que eu visto, com quem eu falo ou não falo, o que eu ouço não estragam o meu caráter.Sou nerd sim, converso com qualquer pessoa que queira conversar comigo, não me visto de modo vulgar...gosto de mim como sou e sei que todos ao meu redor gostam de mim por eu ser assim.

No site http://www.bullying.com.br/BPrograma11.htm há boas informações sobre o assunto.
Para finalizar: serei muito, muito feliz no dia que isso não mais existir.Não quero que meus filhos (quando os tiver) passem por isso, e que ninguém mais também sofra por causa do bullying.

Um comentário:

  1. Olá Andrielli

    Sempre tem um mala, tanto na fase de amadurecimento nosso tanto na nossa fase já adulta que gosta de se exibir. É muito difícil lidar com estas situações de constrangimento, como professor sinto isso. Tento intervir nestes casos, porém sem tentar promover uma superproteção que complique ainda mais a situação. Estas situações de constrangimento podem se repetir na idade adulta e classificaria-as como 'assédio moral' que é um bullying adulto. Se a criança injustiçada não obtiver apoio e não sentir-se protegida e ver que a injustiça prevaleceu ela poderá ser uma alvo fácil na idade adulta dos 'assediadores morais'.
    Eutive um outro amigo mala - nada grave -que 'embaçava na minha' (como dizíamos na época)mas eles cresceram e tudo mudou como tudo na vida. Mas repito que crianças com histórico de baixa estima podem sofrer muito nas mãos de colegas desequilibrados e a família, escola e sociedade devem estar atentos a isso.
    Abraços
    Marcos Vinicius

    ResponderExcluir