quarta-feira, 21 de julho de 2010

A mosca (The fly)

Olá, leitores!!!
Juro que não escreveria uma postagem hoje, mas ontem assisti a um filme que me deixou impressionada.O filme? “A mosca” (The fly), filme de 1986, que conta a história de um cientista que realiza experiências de teletransporte, e numa tentativa de teletransportar a si mesmo, acaba tendo seu corpo fundido ao de uma mosca que acidentalmente adentra a cápsula de teletransporte.

Li agora há pouco em algum site que pode ser que façam um remake deste filme, tendo Nicolas Cage como o personagem principal. (http://www.opinado.com.br/post/344657/remake-de-a-moscathe-fly.html) Com a tecnologia de hoje, tenho certeza que a metamorfose do cientista, Seth Brundle (interpretado originalmente por Jeff Goldblum) será ainda mais assustadora do que na versão de 1986.






Vendo o filme, me lembrei do livro de Kafka, “A metamorfose”, onde o personagem principal se transforma num inseto...
Este filme me leva a pensar que, com a ciência avançando tanto, será que isso poderia mesmo ocorrer?Alguma experiência mal sucedida dará origem a um ser hídrido?Será que teremos um homem-mosca de verdade?Deus do Céu, eu honestamente espero que não.Espero que as experiências genéticas não criem seres assustadores e até mesmo assassinos...




Voltando a falar sobre o filme: eu gostei, apesar de algumas cenas que senti meu estômago embrulhando.Se realmente for lançado um remake, vou assistir sim, claro (poderia ser em 3D, né?).Seria bom vermos (ou revermos) alguns bons filmes relançados.Tá aí uma dica de um bom filme.Ideal para ver acompanhado...se meu namorado assistisse comigo, eu o teria agarrado o filme todo, por causa dos sustos que tomei.

Um comentário:

  1. Puxa!

    Como você é malvada! Não chamou seu namorado para assistir com você...rsrsrsr...ele iria gostar!
    O interessante é que a ciência, por vezes tão encastelada pelos especialistas, não dá margem para interpretações fora de seus muros. Em alguns momentos penso que a ciência falha, quando se pretende isenta de interesses que não sejam a busca pelo conhecimento. E a história mostra que nem sempre é assim; bombas atômicas, experiÊncias científicas macabras feitas em campos de concentração nazista com judeus durante o holocausto, patrocinadas por laboratórios como a Bayer, são alguns exemplos de que quando a ciência não é autocrítica, ela presta grandes desserviços à humanidade.
    A arte,a literatura, por vezes desprezadas pela ciência, por não ser 'ciência', são grandes mecanismos para a reflexão sobre os destinos do conhecimento humano. Como você disse, quem nunca refletiu sobre o que a ciência pode trazer de bom ou de ruim para nós ao ver um filme de ficção científica? Santos Dumont lia Julio Verne; Carl Sagan, apesar de ser astrônomo e trabalhar com ciência, escreveu um romance.
    Eu não sou fã de ficção científica, apesar de ter visto alguns filmes, mas acho um tipo de filme importante, ele transita entre arte e ciência, filosofia, e isso é bom. Afinal, elas são dependentes uma da outra, assim como nós.

    Eu gostaria muito de ver remakes de filmes 'besteirol', que estão raros hoje em dia...tipo, Loucademia de polícia', 'Apertem os cintos o piloto sumiu', etc, aquele tipo de filme que você assiste sem compromisso, a não ser o compromisso de rir muito!

    ResponderExcluir