sexta-feira, 23 de julho de 2010

As universidades que já pisei...

Olá!!!
Hoje falarei sobre as universidades privadas, e o quanto muita gente as despreza.Eu já comentei que sou estudante de Farmácia.Enfim, estudo na Universidade Nove de Julho (a famosa UNINOVE), e estou no 6° semestre.Fiz dois anos de Licenciatura em Ciências Biológias na Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN).Quando estudava na Uniban (campus Morumbi II), eu trabalhava ali perto, e da janela do trabalho eu via o imponente prédio da universidade.O que eu ganhava, conseguia pagar as mensalidades, na época R$289,00.O curso durava 3 anos.Infelizmente, a assistência técnica que eu trabalhava fechou, e foi difícil pagar os valores das mensalidades.Daí, consegui bolsa de estudos pelo PROUNI e fui selecionada para a minha segunda opção de vaga, que era na Uninove.Na Uninove, digo que pago meus estudos com as minhas notas altas, sempre acima da média.
Como a maioria dos jovens que almejam um diploma de ensino superior, também prestei vestibular para ingressar nas universidades públicas, as “top” de linha.Prestei vestibular para a USP 3 vezes, e meu melhor desempenho foi quando faltou um ponto para eu passar à segunda fase.Lembro que minha mãe falou que eu devia ter estudado mais, fazer como mostra na TV, o povo estudando horas e horas.Tentei fazer desse jeito, mas eu me cansava e depois de um tempo, não tinha paciência de ficar com aquele monte de livros, apostilas e anotações na minha frente.Estudava até onde eu agüentava...não digo que eu tinha que estudar mais, acho que eram poucas vagas para muitos candidatos.E a prova tinha perguntas de todas as matérias do ensino médio.Prestei aquela vez para Letras...e tinha que saber sobre Matemática, Física, Química, Biologia...coisas que creio que não se usa num curso da área de Humanas.Prestei também vestibular para a UNESP, novamente para Letras.Eram 3 dias de provas, e ainda tinha a parte de idiomas.Na hora da inscrição, você escolhia entre Inglês e Francês.As provas eram super cansativas, e os campi se espalhavam pelo interior de São Paulo.Se eu passe para Letras, teria que estudar em Araraquara (se não me engano).



                                                    



                                                     



                                        

(As mais cobiçadas: USP, UNESP e UNIFESP...cobiçadas e não é qualquer um que passa no vestibular)

Tenho dois amigos que estudam na USP.Um deles faz Ciências Contábeis.Vive me falando das festas da FEA, e em como se tem muitas atividades a se fazer lá dentro, como cursos de idiomas e muito esporte.Ele pratica baseball lá.Uma amiga faz Química, e me falava que jogava futebol lá.Fora a parte dos cursos, parecia que ambos falavam de um clube!E quando eu fui até o prédio de Farmácia, levei um baita susto: o prédio velho, mal conservado, com infiltração nas paredes...sem segurança alguma.Fui ver na época, vaga para Iniciação Científica.E quando cheguei ao laboratório que eu tinha entrevista agendada, outro susto: equipamentos antigos.O professor que me atendeu foi super bacana e disse que os seus alunos de Iniciação Científica eram alunos de universidades privadas, como eu.Perguntei se ele saberia o motivo de que não havia uspianos ali, e ele me disse que a maioria ficava vagando por ali, atrás de alguma festa, bebedeira e zoando.Lembro que na frente do prédio que fui, havia uma rodinha de alunos, cantando e um deles tocando violão.Fiquei inconformada, pois eu queria muito poder estudar lá, e os que estudam, pareciam não aproveitar o lugar. E estes amigos torceram seus narizes quando falei que estudava na UNINOVE.E em uma outra entrevista de Iniciação Científica, desta vez na UNIFESP, o professor que eu fui conversar disse que a minha UNINOVE era um lixo, e que criava balconistas, ao invés de farmacêuticos.Só faltou me chamar de analfabeta!!!Sai de lá me sentindo mal, pois era a universidade que eu consegui entrar, e que me ensinava muita coisa.Fora que eu tive uma professora no ensino médio que dizia que as “Unis qualquer coisa” eram lugares horríveis.
Mas aí, eu passei a comparar a estrutura das universidades que eu conhecia: Uninove, Uniban, e outras que apenas fui para fazer algumas provas, os alunos tinham que ter um cartão para entrar, havia muitos seguranças, banheiros limpos e espaçosos, prédios em bom estado, sem pichações.As públicas que eu pisei: sem segurança, pichadas, as paralisações por qualquer motivo... e há as notícias dos trotes violentos nas públicas, onde teve um caso de trote que um aluno acabou morrendo afogado!Definitivamente, hoje eu me sinto feliz por estudar onde estudo.Um professor meu disse uma vez que “a melhor universidade é a que você estuda, pois ela que te dará o diploma”.Gosto da UNINOVE pois eu estudo lá e a conheço.Gosto da estrutura, dos laboratórios, dos excelentes professores que eu tenho...a UNINOVE é minha segunda casa, e eu não admito que gente de fora fale mal dela.

(UNINOVE, minha universidade...amada e até mesmo odiada por seus alunos...só a gente que estuda lá pode falar mal, viu????)
Aconselho aos estudantes das “Unis” também pensarem assim...aposto que tem muita gente boa nas universidades privadas e também nas públicas, mas assim que muitos pensam que tem zona das universidades particulares, aposto que nas públicas também!
Passei uma vez na frente da Unifesp e vi os alunos, os nossos futuros médicos badernando ali na frente...espero nunca passar pelo consultório de um deles...



3 comentários:

  1. Andriéli,

    Isso porque você não foi na FFLCH, lá até o forro do teto cai na sua cabeça. Tenho colegas uspianos no magistério que não sabem dar aula se não tiverem um livro didático nas mãos.
    Uma professora minha de Latim na FIEO fez um concurso para lecionar na USP, passou e não assumiu. Chamaram-na de louca, etc, pois ninguém em sã consciência faria aquilo. Mas ela não tinha o perfil para trabalhar ali, ela, apesar de ser do ensino superior, ela tinha um jeito de professora primária, compunha musiquinhas em latim para que aprendessemos o idioma...com certeza ela não se adequaria ao pedantismo que ronda a área de letras da USP (fora a ideologia).
    Na avaliação do Enem, o colégio de aplicação da USP ficou atrás de colégios até do Nordeste! (1800 e poucos). Como um colégio da maior universidade do país pode se dar ao luxo disso?
    Porque a USP não se submete ao Enade? Parece que estão acima do bem e do mal...
    MAis uma pergunta: alguém chuta cachorro morto?
    O professor (sic) da Unifesp que foi deselegante e arrogante contigo, não estaria por acaso assustado com a perda de status que o ensino superior elitista proporcionou neste país injusto? Como será que ele se portaria se encontrasse contigo novamente quando já estivesse numa pós-graduação - e você é inteligente e capaz o suficiente para isso, como ele se comportaria?
    Os professores de públicas são coorporativistas, só pensam em status e utilizam o poder que tem - o conhecimento em benefício do próprio ego. E esse ego inflado é piorado quando se localiza em SP. Na avaliação da OAB recente, o estado de Sergipe foi o que mais aprovou bacharéis, deixando a quatrocentona USP atrás. Evidente que o discurso de perdedor não faltou do tipo: 'Ah, é uma avaliação que não avalia direito, nós temos os melhores juristas, etc.'
    E tem mais - quem dá aulas nas 'uni qualquer coisa que formam balconistas' como o arrogante professor disse para você? Não são seus ex-alunos?
    Evidente que as públicas de SP são as que mais tem pesquisa e registro de patentes, mas esquecem que não são mais as únicas. Eu até mesmo estou pensando em assistir umas aulas para uma futura pós...
    Eu desejo sucesso ´para você nesta caminhada e espero que atinja outros degraus em sua carreira. E -com certeza você não deixará isso acontecer - nunca desista de seus sonhos.

    ResponderExcluir
  2. olha eu irei tentar ingressar na UFC aqui no Ceará para fazer letras ^^ boa sorte para mim

    Eu estou concorrendo na Final do VI Eu tenho um Blog na categoria literatura com o blog tallesazigon, se gostar do meu blog e achar que é merecido vá lá na comunidade Eu tenho um blog e vote no meu^^ abraços

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de fazer farmácia na uninove, você pode me passar as meterias que vocês tem?

    ResponderExcluir